Conteúdo Do Curso
Manutenção de Sites WordPress: Guia Essencial
    Sobre o assunto

    Um site bem organizado e com conteúdo de qualidade é fundamental para manter tudo no devido lugar além de atrair e reter visitantes. 

    Posts x Páginas

    O WordPress possui dois tipos principais de conteúdo: posts e páginas. Posts são entradas de blog ou notícias que são exibidas em ordem cronológica inversa na sua página inicial ou em uma página específica. Páginas, por outro lado, são conteúdos estáticos que não têm uma data de publicação específica e são usadas para informações que não mudam com frequência, como “Sobre nós” ou “Contato”.

    Criando e editando posts

    Para criar um novo post, vá até o painel administrativo do WordPress e clique em “Posts” > “Adicionar novo”. Utilize o editor de blocos para adicionar texto, imagens, vídeos e outros elementos ao seu post. Depois de criar seu conteúdo, defina uma categoria e adicione algumas tags para ajudar os visitantes e os mecanismos de busca a encontrar seu post mais facilmente. Por fim, clique em “Publicar” para tornar seu post visível no site.

    Criando e editando páginas

    A criação de páginas no WordPress é bastante semelhante à criação de posts. Vá até o painel administrativo e clique em “Páginas” > “Adicionar nova”. Utilize o editor de blocos para criar seu conteúdo e, quando estiver pronto, clique em “Publicar”.

    Categorias e tags

    As categorias são uma maneira eficiente de organizar seu conteúdo e facilitar a navegação dos visitantes. Por exemplo, se você tem um blog de culinária, pode criar categorias como “Receitas”, “Dicas” e “Restaurantes”. Já as tags são palavras-chave que ajudam a descrever seu post e a relacioná-lo a outros conteúdos semelhantes. Elas são úteis tanto para os visitantes quanto para os mecanismos de busca.

    Organizando a estrutura do seu site

    Com seu conteúdo criado e organizado em categorias, é hora de pensar na estrutura do seu site. Isso inclui a criação de menus de navegação e a definição de uma página inicial.

    Para criar um menu, vá até “Aparência” > “Menus” no painel administrativo. Dê um nome ao seu menu e selecione os itens que deseja adicionar, como páginas, categorias ou links personalizados. Depois, defina a localização do menu no seu tema, como o cabeçalho ou o rodapé.

    Para definir uma página inicial, vá até “Configurações” > “Leitura” e escolha se deseja exibir seus posts mais recentes ou uma página estática como página inicial. Se você optar por uma página estática, selecione a página que deseja usar.